quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dicas de dois Mestres

Como Professor de tênis, tenho dois mestres principais que deram a linha da minha conduta e método.
Não desmerecendo todos os Professores, técnicos e jogadores com quem tive contato nas quadras e em cursos:
Odair, Cidinho, Horácio, Marcelo Meyer, Marcelo Henneman, Edvaldo Oliveira, Cezar Kist, Alexandre Carazzo, entre outros.
“Seu” Shimitd, Alemão, Agrônomo, ficou mais conhecido como construtor de quadras de saibro (era um dos melhor, senão o melhor!). Era um estudioso do tênis.
Tinhas filmes (naquela época em super-8) de grandes jogadores, onde fazia analises de seus golpes.
Aprendi muita coisa com ele. Além das reformas e cuidados com a quadra de saibro, teorias da técnica do esporte que uso até hoje.
A principal é tentar pegar a bola na subida. E ele dava uma simples explicação. A tendência da bola quando bate na parede e voltar por cima, exigindo menos esforço e cálculos na hora da batida.
Meu segundo mestre foi o “Seu” Fernando Aventuratto.
Tive a oportunidade, proporcionada pelo meu irmão Albertinho, de ter aulas com ele no Clube Pinheiros, em 1978 ou 79, quando nem imaginava que no futuro seria um Professor de tênis.
Das muitas e valiosas dicas, a que mais me chamou atenção, foi-me fazer executar a preparação dos golpes de fundo mais cedo. Para isso, nas primeiras aulas, ele pedia para eu fazer a abertura e depois soltava a bola com a mão. Isso fez com que meus golpes (principalmente a direita), que já tinha mais de dez anos, melhorassem de maneira extraordinária e permitindo que eu jogasse com vários tenistas do clube com jogo e batida mais rápida que a minha.

Então essas duas dicas entre as muitas que passo para meus alunos são as principais:

Prepare o golpe o quanto antes 
tente pegar as bolas na subida.

Como fazer isso? Procure-me na quadra!

Nenhum comentário: