quarta-feira, 24 de junho de 2009

História do tenis (parte1)

As raízes do esporte
Muitos acreditam que o tênis tem raízes mais antigas do que se imagina, pois foi jogado por romanos, incas, Maias e Gregos antigos.
Essas teorias têm varias correntes que nelas acreditam ou não.
Porem, onde todos concordam é que o tênis de hoje teve origem na França, no século 13. O jogo era jogado com a palma da mão e por isso levava o nome de “Lê jeu de paume” ou “O jogo da palma”, nome que durou aproximadamente 100 anos.
Tênis
Para o aparecimento da palavra tênis, existem algumas teorias, entre elas a que diz que a palavra vem de “Saint Denis”, santo padroeiro de Paris.
Outra corrente diz que vem da palavra “Tente” que descreve a construção onde o jogo era praticado.
A teoria mais aceita é a de que vem da expressão “tenez” que significa “to play” (jogar), pois esta palavra era dita antes de cada ponto.
A raquete foi desenvolvida a partir das luvas e apetrechos de madeira usados para “alonga” a mão. A raquete usada hoje é um desenvolvimento dos equipamentos usados quando o tênis foi introduzido na Inglaterra no século 15.
Durante os séculos 15 e 16 o tênis cresceu muito e ganhou até as primeiras regras, também passou a ser um jogo de apostas, o que levou a ser proibido na França onde era jogado em mosteiros e igrejas.
A revolução Francesa (1789) baniu não só a nobreza, mas também o esporte, por ela praticado, o tênis.
O jogo só voltou à França no fim do século 18, já depois de ser definitivamente introduzido na Inglaterra em 1874 pelo Major Wingfield."Layout" da quadra patenteada por Wingfield.
.

Nenhum comentário: