domingo, 28 de junho de 2009

História do tenis (parte2)

(continuação do dia 24 de Junho)
Nessa época quando o tênis começava a aparecer, existiam também mais alguns esportes jogados com bolas e raquetes como o Badminton e o Squash. Desses esportes foram emprestados alguns elementos para que o Major Walter Wingfield patenteasse um jogo de nome estranho chamado “Sphairitike” que significa “to play” em Grego.
Para desapontamento do major, que além de querer uniformizar as regras do esporte, pensava também em ganhar algum dinheiro, por onde fosse divulgar seu novo jogo, todos percebiam as semelhanças do “Sphairitike” com os outros esportes de raquete e logo improvisavam redes, regras e raquetes, fazendo com que o intuito do Inglês fosse por água abaixo.
Percebendo o crescimento do esporte, em 1875, o Marybone Criquet Club congregou seus melhores jogadores em uma comissão encarregada de codificar as regras do jogo. Entre outras coisas a comissão decidiu pelo desenho de uma quadra com dois lados iguais, o que a diferenciava da quadra patenteada pelo major e seria um desenho muito parecido com as quadras de hoje.
As medidas foram padronizadas e mais tarde foi adotada a maneira de se contar como a de hoje, além de ser concedida a chance do segundo saque, caso o jogador falhasse na primeira tentativa.
Sob tais regras, 1877, foi disputado o primeiro campeonato de Wimbledon, que teve como campeão Mr. Spencer Gore.
Daí em diante as modificações de vulto foram poucas e o tênis, hoje, é um dos esportes mais praticados no mundo.

Nenhum comentário: