sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aspectos da didática

As coisas mudam no esporte através dos anos.
Tanto nas regras, como na técnica.
No basquete por exemplo: não existia a regra dos três pontos.

No vôlei: os sets eram disputados com a contagem até quinze, com a regra da vantagem. Hoje o jogador pode até rebater a bola com o pé!
Na parte técnica foi criado o saque “viagem”.
No tênis, que antigamente só se jogava de branco, em termos de regras, foi instituído o tie-break e o conceito da “carregada” mudou, entre outras pequenas mudanças.
Quando eu comecei a jogar tênis, os Professores insistiam que na execução do forehand, o pé direito tinha que ficar a frente e do lado direito (para os destros, e o contrário para os canhotos).
Hoje se ensina a bater o forehand (do lado direito, por exemplo), com o apoio no pé direito (“open stance”).
Se alguém ensinasse assim há quarenta anos atrás, seria queimado na fogueira de raquetes “Maxply” e “Jack Krammer”...
Porém, uma coisa não muda na didática de qualquer esporte, e até nas matérias que aprendemos na escola (matemática, por exemplo).
O ensino de qualquer matéria deve seguir três aspectos básicos:
Do fácil para o difícil
De perto para longe
De lento para rápido
Essa “lei” não tem como mudar!
Eu acrescentaria mais um aspecto: do simples para o complexo.
Sendo assim, devemos seguir estas “leis”, em qualquer área de ensino.
Terminando, outro ponto do ensino, é que um aluno é diferente do outro.
Todos tem seu tempo para assimilar ensinamentos, que dependem de algumas variações como: dedicação, tempo para treino e prática.
Mas é muito importante, para o andamento e evolução dos três aspectos, que o professor saiba avaliar seu aluno para subir cada degrau.
Digo para meus alunos (a maioria joga ou já jogou vídeo-game), que é como passar de “fase” nos jogos eletrônicos. Só passa se fizer um numero de “pontos”; no caso, a boa execução, com bons resultados dos golpes.
Por isso, meus alunos: paciência com o “velhinho”... (eu)
No vídeo: o método do "Apara e rebate" (que imagino ser um dos primeiros a fazer), é um degrau da aprendizagem.
Começo com a mão, dando as diretrizes do golpe (do fácil para o difícil), passo a soltar a raquete, sem rebater. Depois, vou para o "Apara e rebate", que permite ao aluno fazer a preparação, terminação e voltar para a posição inicial; sem correria.
Depois disso, começo a rebater e me afastar (de perto para longe) e acelerar a bola (do lento para o rápido), à medida que o aluno acerta ao menos 70% das batidas.

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