quinta-feira, 21 de julho de 2011

"Porque?"

Em 1982 (aproximadamente...) eu resolvi ter aulas de violão. Já dava algumas aulas de tênis, mas ainda não pretendia ser professor do esporte.
Foi-me apresentada uma linda professorinha de violão, além de muito bonita (que não vem ao caso), tocava muito bem o violão popular e clássico.
Mas o que isso tem a ver com tênis?
Vamos chegar lá.
Quando comecei a primeira aula ela pediu para eu mostrar o que eu sabia tocar. Fiz uns acordes básicos, tocando alguma musica bem devagar.
Quando parei, ela disse:
“Legal, mas esse dedão aí em cima do braço do violão não pode”.
Por quê? Perguntei, pensando: como se Clapton e Richie Haevens colocam o polegar esquerdo nessa posição?
Ela disse que ... “não era bonito”...
Alguns anos se passaram, virei professor de tênis e aprendi a tocar violão (um pouquinho, vai...).
Certo dia, Edmilson Vieira, músico da noite e meu professor e incentivador, explicou o porquê da restrição ao polegar por cima do braço do instrumento.
“Se você coloca o polegar na parte de cima do braço do violão, abre menos casas na hora de fazer um acorde”.
Simples!
Essa é explicação que ela deveria ter dado.
Bom, agora vou chegar ao tênis, ou ao ensino do tênis.
Tudo que digo para os alunos: posições, alavancas, empunhaduras, etc., tenho um “porque”.
Se peço para o aluno esticar o braço não dominante para trás, quando bate um “backhand”, tem “porque”.
Quando peço para fazer a terminação do “forehand” em cima do ombro oposto, tem um “porque”.
Muitos professores ensinam dizendo coisas que os seus professores diziam; e os professores deles diziam coisas que aprenderam com os antigos professores e assim por diante.
Muitos também, aprendem alguma coisa num curso para professores e acham que aquilo é o certo e não questionam ou experimentem, usam os novo aprendizado, muitas vezes sem saber o “porque”.
Então posso dizer que a explicação da linda professora de violão, fez-me aprender que devemos ter sempre um “porque” quando ensinamos algo.

Foto: Clapton com o dedão no braço da guitarra. Se ele pode, porque eu não?

Um comentário:

Monday disse...

E aí, Fessor? Bom dia!

Hoje arranjei um tempinho e passei por aqui para ler os posts.

Aproveitando, já deixo como sugestão você trazer pra cá algumas das boas discussões que estamos tendo lá no grupo, que tal?

Depois, é só avisar a pangaiada onde buscar a informação ... rsss

Abraço