Muitos alunos e jogadores iniciantes me perguntam o que é “Lucky looser”, em português, “perdedor de sorte”.
Sim, é o jogador que perde na ultima rodada do “qualyfying” e é sorteado para entrar na chave principal no lugar de um pré-classificado ou um “qualy” que não teve condições de se apresentar na primeira rodada num torneio profissional.
Para esclarecer melhor vou contar uma passagem:
Nos anos 80 e 90, ia sempre a São Paulo assistir aos inúmeros torneios profissionais que lá aconteciam. Eram Satélites, Chalengers e ATP tour.
Certa vez (não pergunte o ano!), no Hotel Transamérica, percorrendo as quadras como sempre fazia, parei para ver o Thomas Muster, se não me engano cabeça um do torneio, fazendo o aquecimento na quadra que ficava ao lado da piscina.
Depois de alguns minutos batendo bola, ele vai até a rede coloca a mão nas costas e conversa por alguns segundos balançando a cabeça fazendo sinal negativo.
Na hora, percebi que ele não deveria jogar. Encontrei com uns tenistas nos corredores das quadras e disse que o Muster estava fora, eles não acreditaram, mas a noticia se confirmou alguns minutos depois.
Bem, aí entra o “Lucky looser”. Entre os quatro que perderam na ultima rodada do “qualy” foi sorteado um Argentino. Já pesquisei em várias revistas antigas que tenho e o nome não me vem à cabeça!.
Veja como é: ele não ia jogar duplas e já estava fazendo as malas para ir embora, quando recebeu o recado no seu apartamento no próprio Hotel.
Final da historia; o “sortudo” desfez as malas, desceu para a quadra, aliou sorte e muita competência chegando a final do torneio que distribuía US150.000,00.
Eu e a Mari, em frente ao painel com a chave de simples e duplas de um torneio Challenger no Harmonia em 1991.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário