Eu respondo com outra pergunta:
“Ela pediu? Tem interesse? Ou é uma vontade de um pai fanático pelo esporte?
Não existe regra, nem receita. A primeira coisa que uma pessoa precisa, para iniciar uma atividade, é interesse e vontade.
Em média, aqui no interior (moro em Holambra), onde as crianças têm mais atividades externas, isto é: sobem em árvore, vão para a escola de bicicleta, entre outras atividades, acredito que oito anos é uma idade boa (mas lembre-se, não é regra!).
Eu não me especializei em aulas com grupos grandes, com brincadeiras com bolas, cordas, alvos, etc.
Ensino, da maneira que faço com adolescentes e adultos; com adaptações é claro.
A criança fica mais perto do Professor, abaixo a rede, dou mais tempo para ela “mecanizar” os movimentos e principalmente: tenho muita paciência, aliás, elogiada por muitos pais.
Raquete
Quanto à raquete, hoje existem muitas marcas e tamanhos diferentes.
Anos atrás, eu cortava raquetes de madeira para crianças. Em 1986, quando casei e fui para os EUA, achei lá uma raquete de madeira pequena (aproximadamente 23”). Comprei dez, que com o tempo foram sendo dadas de presente para alunos e sobrinhos. Hoje ainda me resta apenas um exemplar que guardo como lembrança. Na foto acima a raquete de madeira de 1986 e uma moderna, modelo Roger Federer.
Como disse, hoje existem várias marcas e tamanhos de raquetes, e abaixo, uma tabela com altura da criança e tamanho de raquetes indicadas. Um parâmetro para a escolha de uma para seu “petiz”.
Essa tabela foi copiada do livro de Suzana Silva: “Tênis para crianças, manual para Pais, filhos e mestres”. Ela sim, é uma especialista em tênis para crianças e adolescentes. Eu recomendo para quem tem filho esportista!
Além do livro, Suzana tem uma coluna no site TenisBrasil:
http://www2.uol.com.br/tenisbrasil/instrucao/infantil.htm
Na foto , uma raquete 21”, e uma maior, 25”
Altura da criança e a raquete em polegadas
Até 1m18 - raquete 21"
De 1m19 a 1m36 - raquete 23"
De 1m37 a 1m50 - raquete 25" ou 26"
1m51 ou mais - raquete 27" ou modelo leve de raquete adulta
(Capítulo da minha apostila que está em fase de finalização.)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário