sábado, 4 de julho de 2009

Meu método

Existem aulas e aulas de tenis.
Muita gente confunde aula com “bate-bola”.
Quando eu aprendi a jogar , o professor batia bola com os alunos e dizia algumas palavras chave, como: olha a bola, pé à frente , etc. Jogava alguns games com o aluno no fim do horário e pronto.
É incrível que ainda hoje existam alguns que trabalham desta maneira.
Alguns professores ensinam os alunos sem levar em conta as diferenças das condições físicas ou técnicas.
No meu método, o trabalho é feito por etapas, respeitando as condições do aluno e subindo degrau por degrau na parte técnica, tentando não queimar etapas.
A seqüência básica é a seguinte :
Técnica (como executar os golpes)
Consistência (executa-los de forma regular)
Movimentação (como chegar e sair da bola)
Precisão (paralelas e cruzadas).
Na aprendizagem o aluno começa a ter noção do jogo (saque , resposta,
posicionamento, regras, etc.).
Depois desta etapa e com o básico bem fundamentado e consistente, passamos para o efeito e força.
Os golpes deverão ser aprendidos sempre seguindo regras básicas do ensino: de perto para longe, primeiro o movimento mais curto e depois mais longo, primeiro bolas lentas e depois, tendo condições, aumentar a velocidade gradativamente.
Sempre que o aluno tem uma dificuldade o processo é revisto para saber onde está dificuldade.
Não existe aluno que não consegue aprender e sim professor que não consegue
ensinar.

Alguns alunos meus já tinham ouvido de outros professores que não aprenderiam ou não passariam daquele ponto, entretanto comigo estão batendo bola e se divertindo bastante.
É importante lembrar que depois do básico a evolução vai ser mais difícil e depende de mais horas de quadra e dedicação.
Aprendendo de forma tranqüila e correta o aluno jogará tenis com mais facilidade e segurança e poderá chegar a um nível mais alto de competição, caso contrário, se divertirá bastante com o
básico bem feito.
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